banner atual

N

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Corinthians se habitua a conquistas internacionais e confirma nova era

Recopa é terceiro título internacional em um ano e clube se consolida no cenário mundial


Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Danilo ergue a taça de campeão da Recopa Sul-Americana
A conquista da Recopa Sul-Americana pelo Corinthians , na quarta-feira, contra o São Paulo garante ao clube do Parque São Jorge, atual campeão do mundo, mais um triunfo internacional e a consolidação de um objetivo traçado desde o início do mandato de Andrés Sanchez, em 2008.

O caráter regional e nacional do Corinthians ficou de lado. Ainda que o clube valorize muito as conquistas paulistas, de Copa do Brasil ou de Brasileiros, a internacionalização da marca sempre foi uma das primeiras metas da gestão que assumiu o clube em 2008 e teve Andrés Sanchez (até 2011) e Mário Gobbi (desde 2012) como presidentes.
“Para internacionalizar o clube você tem de estar sempre no topo. O gringo se interessa pelo que acontece no Brasil e sempre olha a tabela. Estar no topo é obrigação. Chegar às semifinais e finais da Libertadores também”, disse Edu Gaspar, gerente do Corinthians.

Foram quatro disputas de Libertadores em sequência. O clube nunca havia conseguido engatar quatro participações no torneio em sua história. O título de 2012, somadas às conquistas do Mundial, do Paulistão de 2013 e da Recopa, mantém o clube numa sequência que só aumenta a pressão para que o time alcance novos triunfos.
“Só com um time competitivo é que você se mantém em evidência. Não basta ganhar um título aqui e ficar anos sem disputar. Precisa ser algo uniforme, que faça com que os torcedores e fãs de futebol de outras partes do mundo se interesse mais a acompanhar o dia a dia, os jogos do clube”, disse o gerente, ainda em Yokohama, após o título mundial. A frustração pela Libertadores de 2013 foi, de certa forma, recompensada com a Recopa.
Danilo leva a melhor sobre Ganso e domina a bola pelo Corinthians. Foto: SERGIO BARZAGHI / Gazeta Press
1/8

O presidente Mário Gobbi, com mandato até fevereiro de 2015, pretende garantir até o fim da gestão a rotina de títulos conquistados em todas temporadas. “Quanto mais se ganha, mas se tem a obrigação de vencer todos os campeonatos que disputa. E a grandeza do Corinthians pede sempre mais. Podemos mais”, disse Mário Gobbi depois do título paulista deste ano.
A Nike é uma parceira fundamental no processo de internacionalização do Corinthians. Com contrato renovado até 2022, a empresa americana fez ações de exposição da marca do clube em jornais de todo o mundo antes do Mundial de 2012. O Corinthians é o carro chefe da empresa no mercado de clubes do Brasil e para seguir assim o time do Parque São Jorge deve seguir vencendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário